Novembro Azul

Compartilhe:

É uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro, dirigida à sociedade e em especial aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, como ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Com o apoio de várias entidades não governamentais, o movimento em especial no seu aspecto é relacionado ao câncer de próstata é repudiado pelo Ministério da Saúde e pelo Instituto Nacional do Câncer. 

O movimento surgiu na Austrália em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial ao Combate ao Câncer de Próstata realizado no dia 17 de novembro.

No Brasil, o movimento Novembro Azul foi criado pelo instituto Lado a Lado pela Vida. Com objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e quando necessário fazer o exame de toque. Assim obtendo ampla divulgação.

Em outros países o movimento é mais do que uma simples campanha. Há reuniões, onde são debatidos, além do câncer outras doenças como o câncer do testícolos e depressão masculina.

Vista está causa!!!!