Normas para Processos de Compras

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PROCESSOS DE COMPRA

A Santa Casa, enquanto entidade filantrópica visa transparência e ética em todos os seus processos administrativos. Seguindo esse princípio, o Departamento de Compras conta com a mais moderna tecnologia para aquisição de produtos e serviços. Atualmente trabalhamos com as seguintes modalidades:

  • COTAÇÃO: são realizadas Coletas de Preços com três ou mais fornecedores,via e-mail, telefone e carta convite. O fechamento é feito através do Mapa de Apuração;
  • COTAÇÃO ELETRÔNICA: sistema desenvolvido pela Assessoria de InformáticaHospitalCenter. Consiste em efetuar as cotações via internet, sem a identificação das propostas antes do fechamento do processo;
  • CONTRATOS: são firmados com fornecedores exclusivos, fabricantes e distribuidores de produtos exclusivos e produtos comodatados;
  • ACORDO COMERCIAL: após uma cotação dos itens de maior valor (consumo x preço), são feitos acordos comerciais com os vencedores das cotações, por um período de 01 mês. O objetivo é programar as entregas, com a manutenção do preço pelo período acordado.

NORMAS PARA AUTORIZAÇÃO DAS ORDENS DE COMPRA

Para as Solicitações de Compras: Semanalmente os membros do administrativo se reúnem para autorizar as solicitações efetuadas pelos setores da ASCMPS;

Para a autorização das Ordens de Compra: As Ordens de Compra serão assinadas, primeiramente, pelo Provedor, Tesoureiro e Gerente Administrativo, nos casosde compra acima de R$ 5.000,00 (cinco mil reais).

CRITERIOS ADOTADOS PARA AQUISIÇÃO DOS INSUMOS:

Material Médico Hospitalar: Os materiais médicos adquiridos devem estar de acordo com as exigências da ANVISA e Ministério da Saúde. Sua padronização é feita após o envio de amostras com certificações necessárias ao setor de Coordenação de Enfermagem e CCIH, que aprova ou não o produto.

Medicamentos: Só são adquiridos os medicamentos padronizados pela Comissão de Padronização de Medicamentos, e nos casos de não padronizados, somente após a autorização pela Direção Técnica.

Equipamentos Médicos: Aquisição de acordo com as especificações feitas pelo Setor de Engenharia Clinica juntamente com o solicitante. As compras devem atender às normas técnicas exigidas pela ANVISA.

Material de Manutenção: A ASCMPS tem um setor de Manutenção, Obras e Serviços Gerais. As especificações dos materiais e marcas são definidas pelo solicitante.

Gêneros Alimentícios: A compra desses produtos é supervisionada pela Nutricionista, que avalia as marcas de acordo com as normas da Vigilância Sanitária. A padronização deverá atender as necessidades da ASCMPS.

Materiais para Laboratório de Análises Clínicas: Serviço terceirizado, porém é supervisionado pela Direção Técnica, de acordo com a solicitação do Farmacêutico-bioquímico responsável pelo setor. A padronização deverá atender as necessidades da ASCMPS.

Material de Escritório, Informática, Epi's e diversos: Comprados de acordo com a necessidade, visando melhor custo/beneficio.

ÉTICA E CONFIDENCIALIDADE:

Fornecedores: Nenhuma informação que possa privilegiar algum fornecedor em detrimento de outro no processo de compra poderá ser passada pelos funcionários do setor, exceto nos casos onde será feita a negociação objetivando melhor custo/benefício;

Informações sobre Compras: todas as informações sobre o fechamento das compras só poderão ser passadas a terceiros com a autorização do Gerente Administrativo.