Teste da Orelhinha, Coraçãozinho e Olhinho

Compartilhe:

Teste da Orelhinha

Não dói, é rápido e gratuito

O Teste da Orelhinha é um exame simples para saber se está tudo bem com a audição do seu filho. Um aparelho eletrônico com fone é colocado no ouvido do bebê, o que permite ao fonoaudiólogo verificar se a criança ouve normalmente. O exame não tem contraindicações e pode ser feito com o bebê dormindo.

Triagem Auditiva Neonatal (o teste da orelhinha) deve ser realizada preferencialmente antes da alta hospitalar na maternidade, se não for possível a realização antes da alta o Teste da Orelhinha deverá ser realizado preferencialmente de 15 a 30 dias e em até 03 meses de vida da criança.

A Lei 12.303/10 obriga todos os hospitais e maternidade do país a realizarem o exame gratuitamente nascidas em suas dependências. Peça o Teste da Orelhinha. É um direito do seu bebê.

Tambem é realizado o Teste do Coraçãozinho e Olhinho, nos recém-nascidos.

Coraçãozinho - A oximetria de pulso, também conhecida como teste do coraçãozinho, trata-se de um exame simples, indolor  e rápido que deve fazer parte da triagem de rotina de todos os recém-nascidos, pois é importante parta o diagnóstico precoce de cardiopatias congênitas críticas, que muitas vezes são doenças graves, constituindo-se risco de vida  para o bebê.

O teste deve ser realizado nos primeiros dias de vida do recém-nascido. Preferenciamente entre a primeira e segunda semanas de vida, quando a mãe puérpera ja está mais confortável pra sair de casa.

Olhinho - Três em cada cem bebês nascem com alguma alteração do aparelho da visão, um terço das quais com catarata congênita. Sem o teste do Olhinho cerca da metade dessas crianças terá o problema visual identificado somente na idade pré-escolar ou escolar, com prejuízos para o resto de suas vidas.

O teste do Olhinho básico, procedido através da exploração do denominado reflexo vermelho, detecta as doenças oculares congênitas mais frequentes.

O teste do olhinho é um procedimento não invasivo, com duração de cerca de dez minutos, absolutamente inócuo, que pode ser realizado na mesma ocasião dos demais testes de triagem neonatal e das primeiras vacinações.