Orientação à População

Orientações Gerais da
Santa Casa

A Santa Casa de Pilar do Sul, trabalha em conjunto com dois sistema de auxilio ao paciente. São eles;

Serviço de Emergência e Urgência
SAMU

  O SAMU 192 é um serviço de atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência do Estado de São Paulo. Você pode acionar o serviço através de qual quer telefone.
 
  O que você deve saber antes de ligar para o  SAMU 192:
 
1 - o que aconteceu com a vítima;
2 - endereço - rua, avenida, número, bairro e referência do local da ocorrência;
3 - dados da vítima, como nome, idade e sexo;
4 - o número do telefone de onde você está ligando.
 
   O SAMU 192 atende apenas situações de emergências médicas. Outras situações, procurar pela unidade de saúde básica mais próxima. Não dê trote! Você poderá retardar e prejudicar seriamente outra pessoa que esteja em risco de vida.
 
ATENÇÃO !!!
 
   Não mexa na vítima! Chame o socorro pelo número 192. 
Caso a vítima seja socorrida por outros meios, ligue cancelando o pedido.

Encaminhamento via
CROSS

CROSS - CENTRAL DE REGULAÇÃO DE OFERTA DE SERVIÇOS DE SAÚDE

   A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo entendendo a regulação como uma importante ferramenta de gestão do sistema de saúde pública, que tem entre seus objetivos a equidade do acesso implementanda através de ações dinâmicas, executadas de forma equânime, ordenada, oportuna e racional, criou a Central de Regulação de Oferta e de Serviços de Saúde (CROSS), que congrega as ações voltadas para a regulação do acesso na área hospitalar e ambulatorial, contribuindo para a integralidade da assistência, propiciando o ajuste da oferta assistencial disponível às necessidades imediatas do cidadão.

   Casos de urgências(acidentes, avc, infartos e etc...), o paciente é avaliado e posteriormente havendo necessidade é inserido no sistema CROSS para ser encaminhado para um hospital da região com maior suporte para sua enfermidade.